O novo helicóptero de Donald Trump é uma limusine aérea
O Marine One atual será substituído por uma máquina blindada capaz de resistir aos efeitos de uma bomba nuclear
Todo mundo sabe que o avião presidencial de Donald Trump (e de outros presidentes anteriores) é o Força Aérea 1, um Boeing 747 protegido até contra mau olhado. E que sua nova limusine é um caminhão da GM com motor diesel e blindagem capaz de resistir a explosivos. Mas poucos se lembram do Marine One, o helicóptero dos Mariners responsável por levar a maior autoridade norte-americana.
NOVO SIKORSKY S-92 É O HELICÓPTERO ESCOLHIDO PARA SER O MARINE ONE (FOTO: DIVULGAÇÃO)
Atualmente, Trump viaja apenas com versões extremamente modificadas do grandalhão Sikorsky VH-3D Sea King ou o VH-60N White Hawk — um trocadilho com Black Hawk, ou falcão negro, como é conhecido o aparelho que lhe deu origem.
Porém o presidente está de olho em uma nova aeronave. Na verdade, algumas. O contrato com a Sikorsky inclui seis unidades do VH-92A dois motores. O pedido pode ser ampliado em mais 15 aeronaves.
Dois deles já estão em testes. Inclusive, fazem pousos no gramado da Casa Branca desde 2018. A operação foi filmada à distância pelo usuário Scavino45 do Twitter. Veja no vídeo abaixo. Para você ter uma ideia do nível de preocupação, os testes começaram há mais de um ano, mas a entrada de serviço será só em 2021.
Todos poderão ser utilizados em outros continentes após serem transportados por cargueiros pesados como o Boeing C-17 Globemaster ou Lockheed C-5. O rotor de cauda e outros detalhes são adaptados para encaixar direitinho dentro do compartimento de carga de um desses enormes aviões.
Estava mesmo na hora de encontrar um sucessor. O VH-3D entrou em seriço em 1978. Já o VH-60N serve ao presidente desde 1987. Ambos chegaram ao limite dos upgrades técnicos, aperfeiçoamentos que adicionam muito peso e limita as missões que eles podem cumprir.
O substituto é derivado do S-92 civil, muito utilizado por petroleiras no transporte até plataformas em operações off-shore. Mas ele tem muitas modificações: entrada para reabastecimento em voo e blindagem pesada para aguentar tiros vindo do solo.
A pintura verde com parte superior branca é outra exclusividade — o Marine One tem o apelido de Whitetop por conta disso. Sem falar no interior executivo. Se o anterior já era luxuoso (veja na foto acima com Obama, Hillary Clinton e equipe), imagine só a nova versão.O melhor é a capacidade de resistir a um pulso eletromagnético causado por uma bomba nuclear. Enquanto a eletrônica de outros veículos ficaria fora de uso instantaneamente, o Trumpcóptero continuará em funcionamento.
OS TESTES NA CASA BRANCA ESTÃO AVANÇADOS E O NOVO HELICÓPTERO VAI ENTRAR EM SERVIÇO EM 2021 (FOTO: DIVULGAÇÃO)
OS TESTES NA CASA BRANCA ESTÃO AVANÇADOS E O NOVO HELICÓPTERO VAI ENTRAR EM SERVIÇO EM 2021 (FOTO: DIVULGAÇÃO)
Tudo no helicóptero foi pensado para uso presidencial. Até mesmo as portas: ficaria mal para o presidente se abaixar para embarcar no Sikorsky. O interior tem poucas poltronas e os revestimentos são palacianos, bem diferentes das acomodações espartanas encontradas no modelo militar.
Claro que há um preço para tanta exclusividade: serão R$ 825 milhões para cada helicóptero do pedido inicial. Nada mal. Olha que a presidência americana também está trocando o Air Force One e a limusine já foi substituída. Talvez Trump tenha ao seu serviço a garagem (e os hangares) mais caros do mundo.
Fonte: Revista Auto Esporte (Julio Cabral)
Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/vendasdeautopecas/
PEÇAS RAPIDAS - O SEU MARKETPLACE DE AUTO PEÇAS E ACESSÓRIOS
atendimento@pecasrapidas.com
Nenhum comentário: