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Nova Kawasaki Ninja ZX-6R: 'cilindrada' não é tudo

Superesportiva média, Kawasaki Ninja ZX-6R mostra que não é preciso ter 1.000 cc para se divertir na pista

A nova geração da Kawasaki Ninja ZX-6R desembarca no Brasil com design renovado, mais eletrônica embarcada e como única opção no segmento de superesportivas médias. O modelo, lançado no exterior em outubro do ano passado, não sofreu mudanças significativas no motor e chassi, mas ganhou quick-shifter (que permite subir as marchas sem o uso da embreagem), além do controle de tração, níveis de entrega de potência e freios ABS de série do modelo anterior e, o melhor, com um preço competitivo.

Legenda: Kawasaki Ninja ZX-6R Créditos: Divulgação

A Ninja média chega às lojas na segunda quinzena de abril apenas na cor verde da Kawasaki Racing Team com preço sugerido de R$ 49.990 (sem frete) – abaixo, portanto, do antigo modelo que, com ABS, era vendido por R$ 53.000.

Visualmente, a nova ZX-6R tem carenagens com linhas mais angulosas e um conjunto óptico frontal mais afilado e com dois faróis de LED, que também equipam a lanterna e os piscas. A identidade visual foi inspirada na Ninja H2, a “hiperesportiva” superalimentada da marca japonesa, e lembra bastante a Ninjinha 400. O painel também é novo e ganhou um bem-vindo marcador de combustível, enquanto manteve conta-giros analógico e uma tela de LCD de fácil leitura e com bastante informações.

Com a proposta de ser uma esportiva para quem quer rodar nas ruas e estradas, mas também se divertir na pista, a nova ZX-6R oferece bom torque em baixos e médios giros e potência suficiente para se divertir na pista. São 136 cavalos a 13.500 rpm, um (1 cv) a menos do que no antigo modelo em função da adequação às normas antipoluição Euro 4, que inclui nova caixa de ar e acertos na central eletrônica. O torque manteve-se em 7,2 kgf.m, mas a 11.000 rpm, 500 giros a menos do que na geração anterior.

Legenda: Kawasaki Ninja ZX-6R Créditos: Divulgação

Para melhorar o desempenho na estrada, a Ninja 636 recebeu um pinhão com um dente a menos, o que encurtou a relação final e proporciona retomadas ainda mais vigorosas. E “economiza” em reduções de marcha. A mudança deve beneficiar os consumidores que usam a esportiva em viagens e passeios.

O chassi perimetral de alumínio prensado não mudou. As suspensões usam garfo telescópico invertido Showa com funções separadas (Separate Function Fork), na dianteira, que têm ajuste de pré-carga da mola na bengala esquerda e os de compressão e retorno na direita. O monoamortecedor traseiro com reservatório de expansão a gás fixado por links é totalmente ajustável. O peso do conjunto é de 196 kg em ordem de marcha.
Os freios têm discos duplos de 310 mm na dianteira com pinças monobloco Nissin fixadas radialmente; e disco de 220 mm com pinça simples na traseira. O sistema ABS, desenvolvido pela própria Kawasaki, agora é de série.
Fonte: WM1 (Agência Infomoto)
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