Novo Subaru Forester freia sozinho e tem preço inicial de R$159.990
Quinta geração será vendida com motor 2.0 a gasolina de aspiração natural. Configuração com pacote semiautônomo custa R$ 169.990
O Brasil vem diminuindo consideravelmente o espaço entre o lançamento mundial de um veículo e a sua estreia por aqui. Prova disso é a quinta geração do Subaru Forester, que desembarca no país três meses depois de ser mostrada pela primeira vez no Salão de Nova Iorque (EUA), em março.
Aqui vão duas notícias sobre o novo carro – uma boa e outra ruim. A primeira é que traz tecnologias autônomas de assistência ao condutor. Com o chamado EyeSight, o modelo custa R$ 169.990. Já a versão de entrada, sem estes gadgets, parte de R$ 159.990 – vai brigar com o híbrido Toyota RAV na mesma faixa de preço.
ATRÁS, AS LANTERNAS EM FORMATO QUE LEMBRA UM "C" CHAMAM ATENÇÃO (FOTO: DIVULGAÇÃO)
A parte ruim é que o utilitário deixa de oferecer a versão XT com motor 2.0 turbo de potentes 240 cv e 35,7 kgfm de torque.
Agora, resta apenas o 2.0 a gasolina com injeção direta e aspiração natural com módicos 156 cv e 20 kgfm. A transmissão é sempre CVT com simulação de sete marchas – e dois modos de condução: para mais eficiência ou para um toque mais esportivo.
A tração é sempre 4x4. Um seletor giratório no console central controla o sistema X-Mode. O modo Dirt é para terrenos, digamos, mais arenosos, de cascalho ou aquele fora de estrada light.
Já o Mud é para encarar o lamaçal e a total falta de aderência, já que interrompe o controle de tração, enquanto a central eletrônica gerencia o torque máximo.
O Forester ainda incorpora central multimídia com tela sensível ao toque de 8 polegadas, som Harman Kardon, duas entradas USB para os ocupantes traseiros, freio de estacionamento eletrônico, ar digital de duas zonas e ainda os assistentes de partida em aclives e declives.
O INTERIOR É SOBRIO COM PARTES EMBORRACHADAS ACABAMENTO PRATEADOS E TAMBÉM PRETO BRILHANTE(FOTO: DIVULGAÇÃO)
Voltemos ao EyeSight. O sistema de segurança da Subaru inclui duas câmeras estéreo para capturar imagens tridimensionais e auxiliar quem dirige – podendo até, em casos extremos, frear o veículo totalmente de forma automática.
São seis funções, algumas delas conhecidas como controle de cruzeiro adaptativo, alertas de mudança involuntário de faixa de rodagem – sem esterçamento do volante, só avisos sonoros e luminosos –, de ponto cego por meio de luzes nos retrovisores externos, além de alerta de desvios não-intencionais do veículo causado pela fadiga do condutor ou qualquer outra motivo que coloque o carro em zigue-zague.
Outras atuam mais incisivamente, como o Sistema de Frenagem Pré-Colisão. Quando o EyeSight detecta a presença de risco da ocorrência de colisão, avisa, por um sinal luminoso e sonoro, sobre o perigo.
A NOVA GRADE DIANTEIRA É ATIVA E AJUDA NA ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL (FOTO: DIVULGAÇÃO)
Caso o condutor não realize alguma ação de desvio, o sistema de frenagem atua para reduzir a velocidade ou parar automaticamente o veículo – em qualquer velocidade.
Há também o gerenciamento de aceleração, que, se o motorista selecionar de maneira equivocada a marcha à frente em vez da ré – ou vice-versa – o sistema avisa e, simultaneamente, restringe a saída do veículo se houve algum obstáculo no caminho.
O último é a Frenagem Automática Traseira, onde quatro sensores no para-choque traseiro detectam objetos atrás do veículo, podendo alertar o condutor e aplicar automaticamente os freios para evitar uma colisão ou reduzir possíveis danos.
Fonte: Revista Auto Esporte (RAPHAEL PANARO)
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