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Conheça o Iate que anda na terra e custa R$2.6 Milhões

O Iguana Commuter tem cabine, lagartas de tanque e confortos de automóvel de luxo

O pessoal do Autoblog redescobriu um iate capaz de andar sobre a terra. É a última criação do estaleiro francês Iguana Yachts: o Iguana Commuter. Como o nome indica, o barco foi criado com um meio de transporte para lhe levar para do ponto A para o ponto B. A praticidade é o ponto alto: a lancha de até 29 pés (9,24 metros) tem duas lagartas embutidas que permitem deslocamentos pelo solo. É uma tecnologia parecida com a utilizada por tanques.

IGUANA YACHTS É A FABRICANTE DO MODELO ANFÍBIO COMMUTER (FOTO: DIVULGAÇÃO)

O objetivo não é percorrer vias públicas ou estradas. O grande lance do Iguana é poder dispensar outros mecanismos de içamento para o solo ou deixá-lo guardado em uma casa à beira mar sem muito trabalho. A marca é especializada em barcos do tipo e tem várias opções.

O Commuter se diferencia dos demais modelos da Iguana por ter uma cabine fechada com cama e também banheiro. E também pelo preço: são pedidos 598 mil euros, o equivalente a pouco mais de R$ 2,6 milhões. Estamos falando do preço sem opcionais, o Iguana pode ultrapassar facilmente os R$ 3 milhões com alguns equipamentos extras. Para quem vai utilizá-lo como tender (barco de abastecimento) de um superiate que custa 100 vezes mais, talvez o valor seja acessível.

A Iguana Yachts também tem outras opções mais em conta. O X100 é o modelo de entrada da marca, um inflável semi rígido que sai por 220 mil euros, quase R$ 1 milhão. Outras versões de porte semelhante ao Commuter podem sair por pouco menos, caso do Expedition de 412 mil euros, cerca de R$ 1,8 milhão.

CABINE É PEQUENA, PORÉM TEM BANHEIRO E UMA BELA CAMA DE CASAL (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Para justificar um pouco o valor altíssimo, o Commuter traz itens dignos de um carro de luxo. Há sistema de som premium, GPS e partida sem chave, sem falar no hardtop recolhível. O recurso permite fechar a parte de cima da cabine com o toque de um botão. O acionamento das lagartas também é descomplicado, basta pressionar um comando. Na hora de desembarcar, uma escadinha elétrica permite alcançar o solo mesmo com as lagartas acionadas. Dê uma olhada no vídeo acima para ter uma ideia de como funciona a tecnologia.

Especificações técnicas: Controladas por joystick independente, as lagartas são movidas por um motor elétrico. Ele leva até 6 horas para ser carregado em tomadas de 110 ou 220V. A autonomia é de 3 horas e a velocidade chega a 5,5 km/h. A pressão sobre o solo é equivalente a exercida por um ser humano adulto, algo perfeito para pisos que tendem a afundar como areia ou lodo.

Na água, a situação muda. O Iguana Commuter atinge a velocidade máxima de 40 nós, o equivalente a 74 km/h em um mar sem ondas. Com ondas de 1 metro, a velocidade cai para 46 km/h, ritmo que desce mais um pouco ao se deparar com ondulações de até 2,5 metros, situação na qual o Iguana atinge pouco mais de 31 km/h - algo natural diante do ambiente. Ele tem três opções de motorização Yamaha: um motor de popa de 300 hp ou 350 hp ou dois motores capazes de gerar cada um 200 cv.

UMA ESCADINHA ELÉTRICA PERMITE SUBIR OU DESCER MESMO COM AS LAGARTAS ACIONADAS (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Parece até ironia, mas o fabricante está instalado na Normandia. Foi lá que desembarcaram as forças aliadas no famoso Dia D, em 6 de junho de 1944, evento que mudou o rumo da Segunda Guerra Mundial. A maioria dos desembarques foi feito por veículos anfíbios, cuja polivalência permitiram aos primeiros homens tomar de assalto as fortificações alemãs.
Fonte: Revista Auto Esporte (JULIO CABRAL)
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