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MCLAREN Senna GTR: O Trackday dos milionários nunca mais será o mesmo

Versão hardcore e dedicada às pistas do superesportivo tem 825 cv e gera mais 1.000 kg de downforce Motor V8, 825 cv, 1.000 kg de pressão aerodinâmica, 1,44 kg/cv, uma asa traseira gigantesca – que também serve como mesa de jantar – e 1,3 milhão de libras na etiqueta de preço – mais de R$ 6,5 milhões em conversão direta. Esses são os superlativos números do McLaren Senna GTR, a versão de pista do superesportivo que carrega o nome do brasileiro tricampeão mundial de Fórmula 1. Se interessou? Pode tirar o cavalinho da chuva ou o corpinho dos bancos de Alcantara. Todas as 75 unidades já estão vendidas.

VERSÃO FINAL SURGE UM ANO DEPOIS DO PRÓOTÓTIPO (FOTO: DIVULGAÇÃO) O Senna GTR foi apresentado exatamente há um ano em versão conceitual. Na ocasião a marca britânica divulgou poucas informações, mas afirmou que o modelo teria ao menos 825 cv de potência. Bom, o M840TR, mais conhecido como V8 4.0 litros soprado por dois turbos gera ... 825 cv! Os 25 cv extras frente ao Senna “normal” se dão pela recalibração da unidade de força e também a eliminação do catalisador secundário. Os 81,6 kgfm de torque permanecem intactos. A transmissão é de dupla embreagem e sete marchas. O que muda consideravelmente é o visual. A asa traseira e o difusor do protótipo exibido em 2018 chamava a atenção. Nada comparado com a versão final. O aerofólio fica ainda maior e reposicionado, jogado para trás, além de ser acoplado ao difusor – vale lembrar que carro exclusivos para andar em pista não precisam cumprir certas regulamentações de modelos de rua. De acordo com a McLaren, essa solução “faz melhor uso do ar que fui sobre a traseira do veículo”.

O VIDRO BIPARTIDO É REMOVIDO E SUBSTITUÍDO POR UMA PEÇA ÚNICA PARA REDUZIR O PESO (FOTO: DIVULGAÇÃO) Já o sistema de escape do conceito, que saiu através de canos laterais logo à frente das rodas traseiras, foi substituído por um sistema de saída traseira mais convencional, na mesma localização do Senna. A mudança tem um simples motivo: atrás, eles forneceram a rota mais curta e rápida para os gases de escape saírem, economizando peso e reduzindo a complexidade Com as alterações, o Senna GTR é 7,7 cm mais largo na dianteira (1,73 m) e 6,8 cm na traseira (1,68 m). A altura também é reduzida em 3,4 cm, ficando em 1,19 m. Mesmo assim a versão GTR ainda é 10 kg mais leve frente a Senna “convencional” – 1.188 kg. Sistema de som e central multimídia foram removidos para enxugar o peso. Na pista, melhor ouvir o rosnado do V8... A McLaren só manteve o sistema de ar-condicionado. Quem mora em países tropicais como o Brasil agradece.
A ASA TRASEIRA É CONECTA AO DIFUSOR PARA GERENCIAR O AR E DAR MAIS PRESSÃO AERODINÂMICA (FOTO: DIVULGAÇÃO)
A suspensão eletrônica com ajuste de altura foi suprimida e no lugar a McLaren instalou o conjunto de competição em alumínio usado no 720S GT3. As rodas são de 19 polegadas de cubo rápido devidamente calçadas em pneus slicks com tamanho 285/65 na dianteira e 325/70 atrás. Com todas as mexidas, a fabricante diz que o pico de pressão aerodinâmica chega a mais de 1.000 kg – contra 800 kg do Senna. Em um primeiro momento, o Senna GTR pode parecer um monstro assustador e, talvez, difícil de guiar. Porém, a McLaren diz que as modificações seguiram um simples objetivo: assegurar que 95% dos compradores – e não só pilotos profissionais – consigam explorar 95% de toda a performance do superesportivo.

Fonte: Revista Auto Esporte (RAPHAEL PANARO)
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