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Novo Volkswagen Jetta chega em duas versões com motor 1.4 TSI a partir de R$ 109.990

A Volkswagen está lançando nesta quinta-feira (20) a nova geração do sedã médio Jetta, que chega importada do México nas versões Comfortline 250 TSI (R$ 109.990) e R-Line 250 TSI (R$ 119.990). Ambas são equipadas com a motorização 1.4 TSI flex e a transmissão automática Tiptronic de seis marchas.
A variante de entrada chega na faixa de equipamentos e preços das versões intermediárias dos principais concorrentes do Jetta: Toyota Corolla XEi (R$ 105.990), Honda Civic EXL (R$ 107.990) e Chevrolet Cruze LTZ (R$ 109.790). Já a grife de apelo visual esportivo R-Line fica no meio-termo das configurações topo de linha Cruze LTZ com o pacote de assistências de condução (R$ 118.390), Corolla Altis (R$ 118.990) e Honda Civic Touring (R$ 126.600).
Novo Jetta (Foto: Divulgação)
Construído a partir da plataforma modular MQB (a mesma dos modelos Golf, Passat e Tiguan), o sedã está ligeiramente maior que o modelo anterior. O Jetta teve o entre-eixos (2,68 metros) alongado em 3,7 centímetros e cresceu 1 mm na altura (1,47 m), 2,1 cm na largura (1,80 m) e 4,3 cm no comprimento (4,70 m). O porta-malas manteve os 510 litros de capacidade. Em contrapartida, a suspensão traseira independente foi substituída pelo sistema de eixo de torção para reduzir custos de produção.
A cabine acomoda bem quatro adultos, mas o espaço para as pernas do terceiro ocupante do banco traseiro fica um pouco limitado por conta da altura do túnel central. Outro deslize é a perda das saídas do ar-condicionado para quem viaja atrás. Comparando com a geração anterior, o ambiente ganhou uma aparência mais moderna, embora o aspecto ainda seja sóbrio. No entanto, a cabine é bem montada, com material macio ao toque sobre o painel e acabamento correto para um carro da categoria. Pelo menos na unidade testada (versão Comfortline), não foram constatadas peças mal encaixadas ou com rebarbas. Apesar da predominância da tonalidade preta no interior, é possível personalizar, entre as 10 opções disponíveis, a cor da luz ambiente que ilumina a parte inferior do painel e as laterais das portas.
Novo Jetta (Foto: Divulgação)
No teste-drive, com trajetos no trânsito de São Paulo e percurso rodoviário, o Jetta agradou bastante. Apesar de o sedã ter ficado maior, o motor 1.4 TSI deu conta de empurrar os 1.331 kg do carro e mais três ocupantes. O propulsor trabalha sempre “cheio”, entregando o torque máximo ao mais leve toque no acelerador. Durante a avaliação, foi comum deixar para trás – sem precisar extrapolar os limites legais de velocidade – alguns concorrentes com motores aspirados que tentaram acompanhar o Jetta em trechos de subida e ultrapassagens. Além da força extra do turbo, o câmbio automático de seis velocidades aproveita bem a potência do propulsor, apesar da programação voltada para o conforto.
Caso o motorista prefira uma tocada mais ousada, basta selecionar o modo Esportivo no botão no console para as luzes da cabine ganharem a coloração vermelha. Nessa condição, a direção, que já é direta e precisa, ganha peso; o acelerador fica mais sensível e o câmbio estica as marchas nas acelerações mais vigorosas.
Novo Jetta (Foto: Divulgação)
A adoção da nova plataforma também contribuiu para aumentar a rigidez torcional do carro e, consequentemente, melhorar a sua dinâmica. Embora tenha trocado a suspensão traseira multilink por um sistema mais simples, o Jetta é um carro bem postado, que transmite segurança em curvas mais rápidas, mudanças bruscas de direção e frenagens mais fortes.
A inscrição “250 TSI” colada na traseira faz referência, em Newton metro (Nm), ao torque do motor de 1.4 litro sobrealimentado com turbocompressor e injeção direta de combustível. O propulsor gera 150 cv de potência a 5.000 rpm e 25,5 kgfm de torque entre 1.400 e 3.500 rpm, abastecido com etanol ou gasolina. De acordo com a Volkswagen, o novo Jetta acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 210 km/h.
Novo Jetta (Foto: Divulgação)
Nas medições de consumo do Inmetro, o novo Jetta garantiu a nota B na classificação da categoria, registrando médias de 10,9 km/l na cidade e 14 km/l na estrada com gasolina. Abastecido com etanol, o sedã atingiu médias de 7,4 km/l em trecho urbano e 9,6 km/l em percurso rodoviário.
Fonte: CarSale (Guilherme Silva)

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