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BMW X2 mescla visual de SUV com pegada de hatch esportivo

O BMW X2 chegou ao Brasil em abril deste ano prometendo mexer com o segmento de SUVs/ Crossovers premium. Um dos destaques do novato da marca bávara é o seu visual diferentão, que mescla linhas de hatch com traços de utilitário esportivo. Aliás, até por isso é difícil enquadrá-lo em uma única categoria: SUV, SUV-cupê, hatch anabolizado ou perua altinha? A verdade é que essas nomenclaturas pouco importam.
O X2 foi desenvolvido justamente para ser um modelo de personalidade única, voltado para um público jovem que deseja algo menor que o X3 e menos sóbrio que o X1. O preço também é para poucos: R$ 246.950 na versão topo de linha sDrive 20i M Sport X, a testada pelo Carsale. Para efeito de comparação, a variante de entrada sDrive20i GP é oferecida por R$ 211.950.
Foto: Divulgação
Construído sobre a mesma base do modelos Série 1, Série 2 e Mini Cooper, o X2 mantém a distância entre-eixos do X1 (2,67 metros), mas é menor em altura e possui bitola mais larga. Essa receita é complementada pela posição de dirigir 2 centímetros mais baixa que a do SUV.
O visual da parte dianteira do X2 exibe a tradicional grade com o duplo rim, mas possui um desenho inédito. O conjunto ótico é composto por luzes de LED, enquanto o para-choque da versão mais cara conta com desenho exclusivo como parte do pacote M Sport. A traseira curta contrasta com o capô longo. Um detalhe que vale a pena frisar é o saudosismo que se faz presente na coluna C, remetendo aos cupês mais clássicos da marca bávara.
Foto: Divulgação
O interior oferece bom espaço para quatro passageiros e ainda é possível colocar uma cadeira infantil na posição central do banco traseiro, fixada nos ganchos Isofix. Um adulto não ficaria confortável nessa região por conta do túnel central elevado, que limita o espaço para as pernas. O acabamento da cabine é primoroso, com destaque para uma faixa no centro do painel. O porta-malas, no entanto, está abaixo da média do segmento: 370 litros, perdendo para os bagageiros dos principais rivais (Volvo XC40 e Jaguar E-Pace).
Já a carroceria mais baixa e larga dá ao X2 uma vantagem na categoria em termos de dirigibilidade. O modelo segue a tradição da BMW, favorecendo quem realmente aprecia uma condução mais arrojada, uma vez que o condutor fica acomodado em uma posição esportiva, mais próxima do solo.
Foto: Divulgação
A dinâmica é reforçada pelo motor de quatro cilindros 2.0 turbo a gasolina, capaz de entregar 192 cv de potência e 28,6 kgfm de torque (90% disponíveis a 1.350 rpm). O propulsor é acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. Com esse conjunto, de acordo com os testes do Instituto Mauá de Tecnologia, os 1.535 kg do X2 saem da inércia para os 100 km/h em menos de 8 segundos. A velocidade máxima, segundo a BMW, é de 227 km/h. A diversão ficaria ainda mais completa se o modelo fosse equipado apenas com tração traseira, a exemplo dos tradicionais sedãs da marca.
Rodar em uma cidade com asfalto esburacado como São Paulo pode ser um desafio para o X2. O crossover possui um acerto de suspensão bem firme, parecido com o do Mini Cooper, por exemplo. Com isso, as valetas e buracos são sentidos pelos passageiros, o que depõe mais contra nosso asfalto do que contra o modelo. Mas o conforto a bordo é reforçado pelo excelente isolamento acústico. Os bancos seguram bem o motorista e passageiros em curvas e trechos irregulares, pois contam com ajustes elétricos, inclusive para as abas dos encostos dianteiros.
Foto: Divulgação
Em termos de equipamentos, o X2 sDrive M Sport tem quase tudo que se espera, teto solar panorâmico, faróis full-LED, lanternas em LED, head-up display, ar-condicionado digital de duas zonas, seis airbags, controles de tração e estabilidade. No entanto, o BMW peca por não oferecer nenhum sistema de auxilio ao motorista, nem mesmo alerta de ponto cego ou controle de cruzeiro adaptativo. Para os entusiastas é uma forma de a BMW reforçar que o X2 é um veículo feito para quem gosta de dirigir, mas para o consumidor em geral é difícil não olhar para o Volvo XC40, que na versão topo de linha custa o mesmo que o X2 intermediário e oferece pacote de direção semiautônomo.
Por falar em imperfeições, a central multimídia do X2 oferece conexão apenas para smartphones Apple, o que pode ser considerado um deslize na questão de conectividade, mesmo que conte com um chip dedicado de internet e consiga informações do tráfego em tempo real. A tela sensível ao toque também é um tanto quanto pequena: são 8,8 polegadas – embora um avanço perante os sistemas similares das rivais Audi e Mercedes-Benz. Para a BMW, as funções do Connected Drive suprem bem as de um smartphone.
Por fim, o BMW X2 é realmente um crossover (ou um SUV, como preferir) que dá prazer ao dirigir, sendo capaz até de tirar sorrisos do motorista durante uma tocada mais ousada. Mas ao olhar para o lado vemos que os rivais são maiores, tão ou mais espaçosos, mais tecnológicos e até mais potentes.
Fonte: CarSale (Renan Rodrigues)

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